Características e Uso de Ferramentas de Linha Viva
Por: Redator - 07 de Dezembro de 2022
Orientações e Boas Práticas
Um pouco mais sobre os Características e Uso de Ferramentas de Linha Viva
CARACTERÍSTICAS E USO DE FERRAMENTAS DE LINHA VIVA
As ferramentas de linha viva são constituídas basicamente de bastões RITZGLAS® e peças metálicas em ligas especiais de alumínio e bronze. Dado a natureza de sua aplicação, em que normas de segurança estão implicitamente contidas nas próprias normas de trabalho, essas ferramentas são fabricadas sob rigoroso controle de qualidade, desde a seleção das matérias primas até aos testes finais na recepção.
Os bastões RITZGLAS® são testados eletricamente durante a fabricação, com 100kV a cada 30 cm, de acordo com a norma ASTM F-711.
As peças em alumínio são submetidas a tratamento térmico, sob um estrito controle de temperatura, a fim de preservar ao máximo as propriedades físicas do material básico empregado.
Nenhum novo tipo de ferramenta é disponibilizado ao mercado sem haver passado por ensaios de tipo para garantir as suas características construtivas e operacionais de projeto.
A manutenção de ferramentas de linha viva deve ser tratado como um processo crítico, devendo ser obedecida de maneira estrita toda e qualquer recomendação do fabricante.
Antes de cada utilização deve-se fazer a inspeção visual e ensaio elétrico das ferramentas de linha Viva, e pode ser feito pelo próprio usuário. Antes de serem levadas para os eletricistas na estrutura, as ferramentas devem ser limpas usando um pano seco e, em seguida, o tecido para limpeza de bastões. Durante essas operações de limpeza pode-se fazer a inspeção visual das partes metálicas e isolantes.
Últimos Artigos
Ferramentas universais: como reduzir o tempo de operação em redes energizadas
|
Em operações de manutenção elétrica, especialmente em redes energizadas, o tempo de execução das atividades tem impacto direto na segurança, na produtividade das equipes e...
Luvas, mangas e proteção no método ao contato: até que tensão é permitido?
|
O método de trabalho ao contato é amplamente utilizado em redes elétricas de distribuição e em determinadas aplicações em subestações. Nesse método, o eletricista trabalha...
Coberturas protetoras isolantes: quando e como utilizar corretamente?
|
Durante trabalhos em redes elétricas energizadas, um dos maiores riscos está no contato acidental entre ferramentas, partes do corpo e componentes sob diferentes potenciais elétricos....
Distâncias de segurança em redes elétricas: o que a equipe precisa respeitar
|
Durante trabalhos em redes elétricas, manter a distância correta das partes energizadas é um dos fatores mais importantes para a prevenção de acidentes. Mesmo quando...