MANUTENÇÃO BÁSICA DE FERRAMENTAS DE LINHA VIVA
Os bastões de linha viva, sob condições ideais de utilização, requerem aos seguintes cuidados periódicos:
- Limpeza dos Bastões
A maioria das impurezas são removidas passando um pano seco. Caso o bastão esteja impregnado com graxa ou gordura, limpe-o com um pano embebido com álcool isopropílico ou ecothinner e que não deixe resíduos.
Depois de estar limpo e seco, passa-se o tecido para limpeza de bastões, que na verdade é um pano impregnado de substância própria para a proteção dos mesmos.
Feito isso, ensaia-se eletricamente o bastão, usando o ensaiador de bastões Ritz Tester. Isso deve ser feito para verificar se todas as impurezas foram removidas.
- Reparo dos Bastões
O restaurador de brilho deve ser aplicado somente quando for evidente que a película do revestimento está em más condições. Antes de aplicar o restaurador de brilho, seque o bastão.
Em seguida use uma lixa fina para remover o antigo restaurador de brilho. Esse bastão deve ser limpo novamente, usando-se o solvente e então seca-se com um pano limpo antes da aplicação do restaurador de brilho.
- Recuperação de Rupturas
Caso seja identificado dano mais que superficial pode ser usado o restaurador de ruptura, preenchendo a área danificada. Em seguida, use uma lixa fina para retirar o excesso de restaurador.
Para o uso dos restauradores de ruptura e brilho, consulte o nosso Manual de Recuperação de Bastões e Varas de Manobra.
Gostou? compartilhe!